BANCO CONDENADO


Banco é condenado a pagar R$ 10 milhões por conceder empréstimo consignado sem autorização
Justiça também proibiu modalidade conhecida como 'telesaque', em que o crédito é contratado por telefone.

A Justiça de Belo Horizonte (MG) condenou o Banco PAN a pagar R$ 10 milhões por dano moral coletivo por conceder empréstimo consignado sem a anuência do consumidor e proibiu a modalidade conhecida como telesaque, em que o crédito é oferecido e contratado por telefone.
Além disso, há casos em que a empresa conseguiu a anuência do cliente, mas sem informar sobre o que consta no contrato, como juros e parcelamentos. Muitas vezes, os consumidores esperavam contratar um empréstimo consignado, mas na realidade a empresa entregava um cartão de crédito consignado, com taxas de juros bem mais altas.
O que diz o Banco PAN
Em casos assim, ficou determinado que será feita a conversão da obrigação, de cartão consignado para crédito consignado, com mudanças nas taxas de juros.

A ação foi ajuizada em 2019 pelo Instituto de Defesa Coletiva, junto à defensoria pública de Minas Gerais e ao Procon de Uberaba, tendo em vista inúmeras denúncias de consumidores que receberam depósitos em suas contas sem autorização. Quando investigavam, eles viam que esses depósitos estavam atrelados a um cartão de crédito consignado, oferecido pelo banco por telefone.
Mensuramos o dano em bilhões de reais — contou Lillian Salgado, presidente do Instituto — Os consumidores no geral são idosos, pensionistas e aposentados do INSS, hipervulneráveis e servidores da ativa, militares. Esse é o grande problema, principalmente na contratação de serviços para idosos. Os bancos se aproveitam da fraqueza e vulnerabilidade.

Procurado, o Banco PAN disse que a decisão judicial continua sujeita a recurso e que qualquer parecer para eventual cumprimento necessita do trânsito em julgado da sentença. "O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento", afirmou em nota.
Fonte O Globo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitalização mensal de juros – taxa anual superior ao duodécuplo da mensal

Conheça o banco condenado por cobrar juros de 1.269% ao ano em empréstimos

CARTÃO DE CREDITO NUBANK